terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Overview do Visual Studio 2005

Muitas melhorias e novas características foram implementadas na nova versão do Visual Studio .Net.
Analisaremos algumas das mais importantes, são muito abrangentes para listar todas num único documento.

Integração da Equipe numa única ferramenta

Um grande problema existente hoje é falta de real integração entre todos os envolvidos num projeto de software. Isto se dá basicamente porque a atualização dos diversos modelos e documentos depende de disciplina, ter um processo (metodologia) e segui-lo de fato, o que muitas vezes acaba ficando em segundo plano, pois outras prioridades quase sempre impedem que as coisas funcionem como deveriam. Isto ocorre na maioria das equipes independente do tamanho, visto que Gerentes de Projeto usam o Project Server, Arquitetos e Analistas usam Visio e Word, Desenvolvedores usam Ferramentas de desenvolvimento, apenas para exemplificar.

O Visual Studio Team System introduz um verdadeiro arsenal para sanar ou reduzir ao mínimo essa lacuna.

No centro temos um aplicativo servidor que controla todo o processo: Team Foundation Server que é responsável entre outras coisas por:
Controle de versão
Tracking de Itens de trabalho
Relatórios sobre o projeto
Builds programados
Comunicação dos membros do projeto

O Visual Studio Team System conta com versões distintas, uma para cada membro do projeto:

Architect
Developer
Tester
Database (novo)

O VSTS – Team Suite abrange todas as features num só produto.

Para ilustrar:
O Gerente de Projeto cria “Work Items” (tarefas) e atribui aos membros da equipe;
O Arquiteto desenho modelos do projeto e a ligação entre as partes, a ferramenta gera o esqueleto da aplicação. Qualquer mudança no código é refletida no modelo e vice-versa;
Os Desenvolvedores trabalham de acordo com as especificações e modelos e atualizam o status do work item;
Os Testadores geram código de teste em vários níveis;
O Gerente acompanha o andamento de todas as etapas e verifica relatórios gerenciais prevendo possíveis problemas de tempo, qualidade ou custo;
Todos são constantemente informados sobre os eventos relacionados consigo;
Releases (entregáveis) podem ser programados para dias específicos, incluindo os artefatos que se deseja;
Todos os itens do projeto são salvos no Version Control integrado ao Team Foundation Server;

Esta iniciativa da Microsoft embora não resolva 100% dos problemas existentes hoje, certamente chega próximo.


Versão 2.0 do .Net FrameWork

A nova versão é 100% backward compliance, ou seja todo o código existente nas versões 1.0 e 1.1 são totalmente compatíveis, sem necessidade de conversão. Mesmo assemblies já compilados (DLL’s e EXE’s) podem interagir com código 2.0 sem problemas. Melhoria de performance.

Existem várias novas classes e conceitos introduzidos nas linguagens C# e VB.Net que facilitam o desenvolvimento, entre elas:

Generics
Classes parciais
Compressão de arquivos nativamente
Porta Serial

ADO .Net 2.0 (Acesso a Dados)

Aqui as novidades são consideráveis, pois existem novas classes como: DataSet.GetDataReader que retorna uma DataTableReader, proporcionando jogar num DataTable o conteúdo de um DataReader; Cache na tabela, o qual permite atribuir um cache diretamente a uma tabela do SQL Server; Serialização binária. O System.Data.Commom provê DataTable com Enum dos Providers, DataTable com GetSchema DbProviderFactory, DataAdapter.FillLoadOption e a propriedade AcceptChangesDuringUpdate, DataRow com as propriedades SetAdded e SetModified, ReadXml, ReadXmlSchema, WriteXml, WriteXmlSchema, Clear, Clone, Copy, Merge, GetChanges, System.Data.SqlTypes.SqlXml. Enfim, toda a parte de manipulação de XML tornou-se mais fácil por ter classes prontas. Mas, o destaque ocorre por conta de atualizações em Batch, ou seja, você pode determinar que operações como Insert, Delete e Update pode ser feita em Batch em horários que não compromete o desempenho da aplicação.


ASP .Net 2.0 (Desenvolvimento Web)

Se o ASP.NET 1.1 já é produtivo, a versão 2 é muito melhor. Com os novos controles de acesso à dados como GridView, FormView e DetailsView tornaram a criação de páginas e a manutenção de registros extremamente simples, rápida e o melhor, sem nenhum código escrito. Cerca de 70% dos códigos digitados no ASP.NET 1.1 deixarão de existir, pois estão encapsulados diretamente nos controles. É importante ressaltar que existem mais de 50 novos controles como: Login, Segurança, TreeView, Themes, etc.

Windows Forms (Desenvolvimento Windows)

Além de novos controles, a integração com dados ficou extremamente simplificada e eficiente. Um destaque é a introdução do Click Once, um conceito novo de deployment que reduz a um click toda a distribuição, instalação e futuras atualizações de versão do aplicativo para os clientes. A aplicação pode ser disponibilizada no site HTTP, FTP ou File Share.

Produtividade

A IDE do Visual Studio 2005 trouxe vários recursos que auxiliarão os desenvolvedores no seu trabalho, reduzindo o tempo de escrita de código padrão, deixando mais livre para se concentrarem nas regras de negócio propriamente ditas. Estas são apenas algumas das novas features:

Line Revision – Tracking de alterações para fácil visualização de diferenças entre código salvo e não salvo;
Refactory – Melhorias na legibilidade do código;
Snipets – Blocos de código pré-definidos e customizáveis;
Smart Tags – Recurso que permite a customização de controles, extensível;
FxCop – Análise do código criado, mostra sugestões de melhoria na escrita de código visando performance, padronização e aderência a modelos predefinidos;Debugging – Ficou muito mais fácil o processo de depuração, com recursos Edit e Continue, Intellisense;

Nenhum comentário: